EFT

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema. Estes são os mesmos meridianos estudados há milênios pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais destes meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que indicam ao sistema energético o que está sendo tratado).

Este processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos, rápidos e duradouros, promovendo a saúde física e emocional.

Permite:
• Livrar-se de medos, fobias e traumas.
• Acabar com a ansiedade, depressão e estresse.
• Conseguir de vez parar de fumar, beber ou qualquer outro vício ou hábito indesejável.
• Emagrecer (perder peso) e conseguir cumprir com dietas ou exercícios.
• Desenvolver a auto-estima.
• Aumentar a renda e atrair mais prosperidade e abundância.
• Atrair o(a) parceiro(a) ideal ou melhorar o relacionamento.
• Aprimorar o desempenho no trabalho, nos estudos e no esporte.
• entre tantas outras...


A EFT foi desenvolvida através de descobertas do psicólogo americano, Dr. Roger Callahan, PhD, praticante de acupressão (acupuntura sem agulhas) e outras técnicas energéticas (cinesiologia aplicada). A junção e simplificação desses conhecimentos deu origem a EFT. Não precisa ter conhecimento de acupuntura para aprender a EFT. A técnica é simples, dá resultados normalmente bem surpreendentes e você pode se auto aplicar (ou aplicar em terceiros).

O grande diferencial do método, é que os bloqueios emocionais são trazidos a tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas através da fala e do pensamento, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos. Isso aumenta bastante a eficácia da técnica quando comparamos com outros processos. Ou seja, o método combina sempre falar e pensar em questões emocionais, ao mesmo tempo em que se desbloqueia os meridianos.

Os resultados da aplicação desta técnica é a resolução de problemas emocionais, algumas vezes em poucos minutos, até mesmo em questões aparentemente difíceis e profundamente enraizadas. Uma única sessão (com 50 minutos de duração, conduzida por uma pessoa experiente) é geralmente suficiente para eliminar completamente uma fobia, ou para eliminar a dor de uma memória traumática, uma mágoa entre muitos outros problemas específicos. Alguns problemas, no entanto, podem exigir persistência e dedicação, pois depende da quantidade de bloqueios energéticos que a pessoa guarda.

Aprendemos na EFT que as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema (vamos falar disso com mais detalhes adiante), e, uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece. A EFT é talvez a técnica mais eficaz para restabelecer este fluxo, e o faz em poucos minutos, e é por isso que os resultados são simplesmente espantosos.

Por detrás da depressão, existem várias crenças negativas e muitos sentimentos misturados como: culpa, mágoa, raiva, rejeição, etc. Existem muitas lembranças de fatos do passado (que chamamos de eventos específicos) que estão carregados de emoções negativas. Cada aspecto, ganho secundário, evento específico, cada sentimento que está por detrás da depressão, pode ou não conter uma RP simples, pontual. Somando-se essas pequenas RPs simples, aparece uma RP complexa.

Doenças crônicas, degenerativas, depressão, vícios, obesidade, entre outros, são casos que tem por detrás um grau mais complexo de reversão psicológica, ou seja, existem mais assuntos por detrás que devem ser tratados. Estes casos são, na verdade, o somatório de vários problemas menores. Mas tudo isto tem solução. É só verificar o que está por detrás, quais são os ganhos secundários, os sentimentos e crenças negativas que sustentam a pessoa no estado em que ela se encontra, ou seja, é só descobrir quais são os problemas menores que compõe o grande problema. Isso vai exigir um trabalho de investigação e autoconhecimento. A ajuda de um terapeuta nesses casos é bastante recomendável e faz uma grande diferença.
Resumindo, estes casos mais complexos, ditos “difíceis” são problemas maiores, que são o somatório de vários probleminhas menores. É só tratar estes probleminhas de um por um, que o problemão vai cedendo.

A Receita Básica é o procedimento genérico padrão da EFT, que é aplicado para todo tipo de problema físico e emocional. Durante a Receita básica, nós vamos falar sobre o problema que desejamos tratar, vamos tocar em pontos energéticos do corpo (terminais de meridianos de acupuntura), e vamos também realizar um procedimento chamado de “Gama 9” (será explicado mais adiante).

1 – Frase de preparação – Importantíssima. A EFT combina sempre o ato de falar ao mesmo tempo que estimulamos pontos de acupuntura. Existe um modelo de frase que deve seguir para iniciar a sua “rodada de EFT”. Esta Frase de Preparação serve para anular uma possível Reversão Psicológica que possa existir, permitindo que a “rodada da Receita Básica” seja bem sucedida. Ao formular esta frase, irá encaixar o problema que deseja tratar.

Modelo genérico de Frase de Preparação: “Embora eu tenha esse problema (no lugar da palavra “problema” você vai citar o que deseja tratar), eu me aceito profunda e completamente”. Embora possa ser dita apenas em pensamento, recomenda-se falar a Frase de Preparação em voz alta, com ênfase e entusiasmo para proporcionar melhores resultados. A frase deve ser repetida 3 vezes, enquanto se esfrega o “Ponto doído”

Se esfregar vigorosamente naquela(s) área(s) (num raio de 5 cm), encontrará um "Ponto Doído". Este é o ponto que terá que esfregar enquanto disser a afirmação. Esse ponto doi se o pressionar vigorosamente porque aí ocorre uma congestão linfática. Ao esfregá-lo, dissipa essa congestão. Felizmente, após algumas poucas rodadas, a congestão será toda dissipada, e a dorzinha desaparece. Então pode esfregar esse ponto sem o mínimo desconforto.

O ponto de golpe de caratê (abreviado PGC) é localizado no centro da parte carnosa exterior de sua mão no meio entre o ponto onde acaba o pulso e a base do dedo mindinho. Ao invés de esfregá-lo, como se faz com os "pontos doídos", você bate vigorosamente o ponto de golpe de caratê com as pontas do dedo indicador e do dedo médio, da mão dominante.

Ordem em que os pontos serão estimulados:
12 - PGC = Ponto do Golpe de Caratê

       (durante a Frase de Preparação)
 0 - PTC = Ponto Topo da Cabeça
 1- PIS= Ponto Início da Sobrancelha
 2- PLO = Ponto do Lado do Olho
 3 - PEO = Ponto Embaixo do Olho
 4 - PEN = Ponto Embaixo do Nariz
 5 - PEB = Ponto Embaixo da Boca
 6 - POC = Ponto Osso Clavícula
 7 - PEA = Ponto Embaixo da Axila
    - PEM = Ponto Embaixo do Mamilo
 8 - PDP = Ponto do Dedo Polegar
 9 - PDI = Ponto do Dedo Indicador
10 - PDM = Ponto do Dedo Médio
11 - PMI = Ponto do Dedo Mindinho


Executa-se o procedimento “Gama 9”: Enquanto se bate no ponto “Gama” continuamente com toques sucessivos (9 ações): (1) Fecha os olhos (2) Abre os olhos (3) Olhar Para Baixo à Direita (4) Olhar Para Baixo à Esquerda (5) Gire os Olhos em Círculo em um sentido (6) Gire Olhos em Circulo, no outro sentido (7) Cantarole qualquer canção por 2 segundos (8) Conte até 5 (9) Cantarole qualquer canção por 2 segundos.

Este procedimento veio de conhecimentos da cinesiolgia aplicada. Serve para trabalhar o cérebro de várias maneiras. Os nervos sensíveis dos olhos estão conectados ao cérebro, e são movimentados. Existem outras técnicas terapêuticas, como o EMDR, que utiliza movimento dos olhos para cura de memórias traumáticas. A EMDR é um método que vem sendo embasado pela neurologia e vem tendo aceitação de psicólogos e médicos. A ação de cantar, trabalha o hemisfério emocional do cérebro, ou seja o lado direito. Já a ação de contar, trabalha o hemisfério esquerdo, que é o racional. Essas ações em conjunto, promovem desbloqueio energético, ou seja, tem o efeito de dissolver emoções negativas. A música que é cantarolada rapidamente pode ser qualquer uma, porém, por motivos práticos, se adota cantar “parabéns pra você” – somente esta frase já é suficiente. Não precisa nem pronunciar, basta fazer o “hum, hum hum, hum, hum, hum”.

Fecha-se a rodada da EFT batendo novamente nos seguintes pontos:
  0 - PTC = Ponto Topo da Cabeça
  1- PIS= Ponto Início da Sobrancelha
  2- PLO = Ponto do Lado do Olho
  3 - PEO = Ponto Embaixo do Olho
  4 - PEN = Ponto Embaixo do Nariz
  5 - PEB = Ponto Embaixo da Boca
  6 - POC = Ponto Osso Clavícula
  7 - PEA = Ponto Embaixo da Axila
     - PEM = Ponto Embaixo do Mamilo
  8 - PDP = Ponto do Dedo Polegar
  9 - PDI = Ponto do Dedo Indicador
10 - PDM = Ponto do Dedo Médio
11 - PMI = Ponto do Dedo Mindinho
12 - PGC = Ponto do Golpe de Caratê (para encerrar a rodada)
  2 – Frase lembrete


Depois de utilizar a Frase de Preparação no ponto do Karatê ou ponto doído, vamos usar a Frase Lembrete nos outros pontos da rodada da EFT. Esta Frase Lembrete serve para manter o sistema energético sintonizado no problema, ou seja, serve para manter a interrupção do fluxo da energia a tona. É importante que o bloqueio seja trazido a superfície e que se mantenha, para que possa ser desbloqueado e curado com os toques nos canais de energia. Após o procedimento da Frase de Preparação, deve-se partir para os toques nos terminais energéticos (todos os pontos serão ilustrados mais adiante). Em cada ponto a ser estimulado, a Frase lembrete será repetida apenas uma única vez, ao mesmo tempo em que os toques serão realizados repetidas vezes em cada ponto.


A EFT é simples e eficaz, porém, é uma técnica e precisa ser aplicada observando alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Muitas pessoas aprendem a EFT rapidamente, não compreendem a importância de ser específico, e querem aplicar de forma global para: Depressão, Medo, Insegurança, Autoestima, Obesidade, Doenças Graves, Rejeição e etc... Embora seja possível aplicar de forma global para esses temas e vir a obter um bom resultado, é improvável que isso ocorra. Todos esses temas são genéricos. É preciso investigar cada um deles para ser mais específicos e ter bons resultados.

O segredo para ter sucesso nesse caso, é justamente seguir a recomendação de ser o mais específico possível, sempre.

[ marcar consulta ]