Posturologia

A Posturologia caracteriza-se e diferencia-se por ser uma abordagem de diagnóstico e tratamento multidisciplinar que reúne várias especialidades, tais como, clínica geral, oftalmologia, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, ortóptica, podologia, e outras.

O tratamento é baseado no diagnóstico feito pela avaliação dos vários órgãos do corpo, além da coluna vertebral. Ele é realizado de maneira diferente conforme a parte do corpo desregulado e o resultado do tratamento de reprogramação de um novo e bom esquema corporal permitem uma psicologia bastante positiva do paciente nessa forma de tratamento, garantindo o equilíbrio postural, a estética e a saúde do corpo

Regulação Postural

Define-se postura como a atitude que o indivíduo assume utilizando a menor quantidade possível de esforço muscular.

O corpo Humano é como um “ Pêndulo Invertido”, quando estamos parados não permanecemos estáticos, mas realizando movimentos oscilatórios.
Temos músculos que ficam contraídos constantemente para obter o nosso centro de gravidade postural.
E o sincronismo deles são primordial para uma boa postura estática.

A posturologia atua na prevenção e tratamento de uma série de doenças vinculadas aos desequilíbrios posturais e não apenas nos seus sintomas;
cefaléias, dores musculares e/ou articulares, desvios da coluna, ATM, má oclusão, distúrbios comportamentais, problemas de colunas , inflamações crônicas, etc.

Temos que estar com os três captores posturais sem alterações para uma boa postura
Captores Posturais Básicos:

1- Captor Ocular:
Um dos mais importantes captores da posturologia, por proporcional relação do corpo com os objetos no meio ambiente
Normal: os dois globos oculares convergidos simetricamente.


2- Captor podal:
A forma como pisamos com os pés e permanecemos ao chão influi no posicionamento da coluna, quadril e joelhos em geral.


3- SISTEMA (captor) Manducatório: (mordida)

Proporcionará grandes alterações na coluna cervical e torácica.


Sistemas que influenciam a Postura:
_ Sistema Vestibular (Gravidade);
_ Sistema Visual (relação do corpo com os objetos no meio ambiente);
_ Sômato-Sensorial (superfície de apoio +propriocepção)

Todos estes sistemas são bases para um tratamento postural especializado.

A POSTUROLOGIA busca identificar qual o mecanismo lesional, e traçar um tratamento especifico e eficiente para cada paciente.


Desvios Posturais

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.

Lordose
É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).

A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

Cifose
É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

Escoliose
É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento OSTEOPÁTICO e POSTUROLOGIA usando alongamentos, respiração e manipulações são essenciais para a melhora do quadro.

[ marcar consulta ]